A canela é a rainha das especiarias e com seu sabor e aroma fortes, envolvem e trazem bem-estar e saúde para nosso corpo. Preparamos este artigo com todas as informações sobre esse condimento que dá cor aos alimentos e uma vida mais saudável.
O que é canela?
A princípio, a canela é uma especiaria obtida do tronco da árvore chamada caneleira que veio do sul da Índia. Seus galhos são de cor marrom avermelhada e consequentemente, é muito perfumada. A canela já foi uma especiaria muito valiosa entre os séculos 14 e 16, principalmente na Europa.
Existem 2 tipos de canela conforme foi constatado através deste estudo:
- Canela de Ceilão: Que é conhecida como a canela “verdadeira”.
- Canela de Cássia: Uma variedade comum hoje em dia. É o que as pessoas normalmente chamam de canela.
O cheiro e o sabor único da canela, é devido à parte oleosa dela que é rica no composto cinamaldeído. Cientistas acreditam que o composto cinamaldeído é responsável pela maioria dos efeitos da canela em nosso metabolismo.
Canela emagrece?
A canela ajuda na digestão dos alimentos de maneira natural o que posteriormente gera um aproveitamento maior dos nutrientes do que você consome.
Ela também retarda o processo do suco gástrico e mantém os alimentos por mais tempo no estômago. E consequentemente, eles vão passar mais lentamente pelo intestino e dali para a corrente sanguínea.
Com isso, o indivíduo não vai apresentar picos de glicemia como também não terá picos de insulina. Além disso, a canela ajuda a sensibilizar a insulina, para as células, fazendo com que diminua a necessidade de secretar esse hormônio.
Há relatos de pessoas que conseguiram reduzir a sua taxa de glicose de 280 para 120 em menos de 1 hora só utilizando a canela.
Dr. Gabriel Azzini informou no vídeo abaixo, a respeito de uma pesquisa que foi feita em pacientes pré-diabéticos com taxa de glicose entre 10 e 125 que consumiram em jejum, a canela durante 3 meses. Por consequência, eles tiveram redução de 10% do nível de glicose no sangue.
Já os pacientes que não consumiram o condimento não tiveram nenhuma redução da taxa de açúcar no sangue. Dr. Gabriel também enfatizou que ela aumenta a sensibilidade do corpo a insulina, ou seja, suas células ficam mais sensíveis para reconhecer a insulina de tal forma que deixa a glicose entrar nas mesmas.
A mesma experiência, agora feita em pessoas com nível de glicose acima de 125, apresentaram melhora mais significativa ainda, esses participantes que usaram a canela por 3 meses, tiveram diminuição de até 14% da taxa glicêmica no sangue sendo consumida em jejum.
Benefícios da canela
- Saúde para sistema digestivo;
- Alivia dores musculares;
- Poderoso antioxidante;
- Combate a diabetes;
- Excelente para o sistema cardíaco;
- Controla o colesterol;
- Previne o Câncer;
- Aumenta a libido;
- Proporciona saúde cerebral.
Ela é cheia de poderosos antioxidantes, o polifenol é um deles, sendo um eficiente varredor de radicais livres, o que por conseguinte, previne de diversas doenças.
Foi realizado em 2012 um estudo que comparou o efeito antioxidante de 26 especiarias, e para a surpresa de alguns, a canela foi a vencedora. Ela chegou a superar o orégano e o alho.
Saúde para sistema digestivo
Ela ajuda na digestão dos alimentos de maneira natural o que posteriormente gera um aproveitamento maior dos nutrientes do que você consome. Ela melhora os transtornos digestivos que seriam:
- Gases em excesso;
- Processos espasmódicos intestinais, ou seja, contrações no intestino involuntárias que consequentemente doem;
- Ajuda no trato da diarreia. Isso por causa de sua ação anti-bacteriana pois existem diarreias infecciosas;
- Ela também é antiviral, antifúngica;
- Estimula as defesas do corpo;
- É antiespasmódica e analgésica.
Ela também evita a inflamação das vias respiratórias. Porque além de ser um antibiótico, também é um expectorante natural. Ela ainda evita como, também ameniza a fadiga, o que por consequência, vai trazer ânimo. Ela é um aliado para passar bem em momentos de estresse.
Alivia dores musculares
A saber ela ameniza dores musculares pelo fato de possuir substâncias anti-inflamatórias, conforme já descrito acima, que fazem a inibição de prostaglandinas pró-inflamatórias, ou seja, ela age diminuindo o processo inflamatório no corpo de uma maneira geral. Ela também ajuda a controlar as dores sendo um bom relaxante muscular.
Canela combate o diabetes
Ela retarda o processo do suco gástrico que mantém os alimentos por mais tempo no estômago. E consequentemente, eles vão passar mais lentamente pelo intestino e dali para a corrente sanguínea. A canela é conhecida por sua capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Em um estudo realizado pela “Plant Foods for Human Nutrition”, e neste outro realizado pela “Nutrition & Metabolism”, ambos de 2011 demonstraram que a canela tem a capacidade de diminuir a quantidade de glicose que entra na corrente sanguínea após uma refeição. Ela consegue isto, interferindo em inúmeras enzimas digestivas, o que acaba por diminuir a quebra de carboidratos no trato digestivo.
Um outro mecanismo utilizado pela canela é um composto dela que pode atuar nas células imitando a insulina. E isto melhora muito a captação de glicose pelas células, embora atue muito mais lentamente do que a própria insulina. Isto foi revelado pela “Journal of the American College of Nutrition” em 2001 através deste estudo.
Com isso, o indivíduo não vai apresentar picos de glicemia como também não terá picos de insulina. Além disso, também ajuda a sensibilizar a insulina, para que as células “enxerguem” melhor a mesma, fazendo com que diminui a necessidade de secretar menos esse hormônio.
Vários outros estudos foram realizado em humanos e confirmaram os efeitos antidiabéticos da canela, mostrando que ela pode é capaz de diminuir os níveis de açúcar no sangue em jejum cerca de 10 a 29%. A dose que se mostrou eficaz é de 1 a 6 g ou cerca de meia até 2 colheres de chá da canela por dia. Você pode usar a canela em pó sobre frutas ou ovos, ou adicioná-las no café ou chá por exemplo.
Nos indivíduos com diabetes do tipo 2, foi verificado que meia colher de chá da canela diariamente, foi capaz de demonstrar ter efeitos benéficos nos marcadores sanguíneos. Em 2013, um estudo atualizou a pesquisa e verificou que uma dose de canela de apenas 120 mg por dia já é capaz de apresentar estes efeitos benefícios.
Excelente para o sistema cardíaco
A canela pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Isso porque essa especiaria age diminuindo a agregação plaquetária que seria partículas menores que se unem de tal forma nos vasos sanguíneos que se transformam em placas. Posteriormente, isso pode entupir as artérias como também ademais vasos sanguíneos provocando infartos, derrames e outras doenças cardíacas.
Controla o colesterol
Ela é capaz de reduzir os níveis do colesterol LDL que é conhecido como o “colesterol ruim” e também os triglicerídeos, em contrapartida o colesterol HDL o “colesterol bom” permanece estável. Isto foi demonstrado neste estudo de 2003 realizado pela “Diabetes Care”.
Ela consegue essa redução nas taxas de colesterol LDL oxidado, devido as substâncias antioxidantes presentes nela.
Previne o câncer
Os antioxidantes presentes na canela, ajudam a eliminar resíduos celulares e metabólicos que juntamente com radicais livres, acabam formando câncer, a canela apresentou ser tóxica para as células cancerígenas. No geral, as evidências realizadas por estes estudos relacionados aos benefícios da canela contra o câncer estão limitadas a animais em laboratórios e se faz necessário mais estudos, principalmente em humanos para atestar mais este benefício da canela.
Aumenta a libido
A canela melhora e estimula o apetite sexual, ou seja, estimula a libido. Isso porque a especiaria tem ação afrodisíaca e melhora a circulação do sangue nos órgãos sexuais.
Canela em pó
A canela em pó tem muitas utilidades na culinária e principalmente faz muito bem para a nossa saúde. Dr. Lair Ribeiro comentou nesta entrevista que come ovos com canela em pó porque ela não deixa a pessoa ficar diabética, pois diminui a resistência à insulina e em pessoas que já são diabéticas será percebida uma melhora na saúde.
Chá de canela
O chá de canela tem efeito anti-inflamatório que ameniza e combate doenças como o Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, diabetes, osteoporose, câncer, problemas cardiovasculares entre outras doenças. Visite o nosso artigo sobre chás para saber como preparar esta bebida.
Efeitos colaterais da canela
Apesar de todos os benefícios que ela apresenta, o consumo acima da dose recomendada pode ser prejudicial ao nosso organismo, isto se deve ao fato dela possuir um componente chamado cumarina, e a canela de Ceilão possui pequenas quantidade deste componente. A saber a quantidade tolerável de cumarina por dia é de 0,1 mg por cada quilo de peso corporal. Como referência, adultos devem evitar consumir uma quantidade maior que 1 colher de chá por dia.
Estes são alguns dos efeitos colaterais que o consumo exagerado pode causar:
- Ela pode interagir com certos medicamentos;
- Pode causar problemas respiratórios;
- Baixar muito o nível de açúcar no sangue;
- Pode causar feridas na boca;
- Risco de danificar o fígado.