Certamente a farinha de amêndoas é uma das preferidas nas receitas low carb, sendo mais utilizada até que a farinha de coco.

Ela é pobre em carboidratos, porém repleta de nutrientes. E tem um sabor um mais adocicado que as outras farinhas. Tem ainda uma vantagem com relação à farinha de trigo, pois contribui com a redução do colesterol LDL e da resistência à insulina conforme atesta este estudo de 2014.

Como ela não contém glúten, tem que ser evitada apenas por aquelas pessoas que têm alergia à oleaginosas e quem tem doença celíaca. Ela possui as gorduras: polinsaturada e monoinsaturada. Além de ser fonte de fibras, antioxidantes, magnésio, fósforo, cobre, manganês, proteínas, vitamina B2 além de vitamina E.

Por ser rica em vitamina E, que atua como antioxidante em nosso corpo, ela evita danos causados pelos radicais livres. Com isto ela evita o envelhecimento precoce, além de diminuir o risco de câncer, Alzheimer e doenças cardíacas.

Outro nutriente abundante na farinha de amêndoa é o magnésio. Ele está presente em vários processos em nosso corpo e fornece vários benefícios, como por exemplo o controle melhorado do açúcar em nosso sangue, resistência à insulina reduzida e pressão arterial mais baixa. Isto tudo foi demonstrado nesta pesquisa publicada pela Nutrients em 2015.

É estimado que cerca de 25 a 38% das pessoas com diabetes tipo 2 sejam deficientes em magnésio. E uma dieta ou suplementação pode reduzir bastante o açúcar no sangue e melhorar a função da insulina. Esta pesquisa foi publicada em 2015 pelo World Journal of Diabetes.

Farinha de amêndoas é melhor para o açúcar no sangue, pois ela é pobre em carboidratos e rica em gorduras e fibras. Por conta disto ela libera o açúcar lentamente no sangue. Já os alimentos feitos com trigo são ricos em carboidratos, mas são pobres em gordura e fibras. Isso acaba causando altos picos nos níveis de açúcar do sangue, seguidos de rápidas quedas, o que deixa você cansado, com fome e vontade de comer mais alimentos calóricos e ricos em açúcar.

Como fazer farinha de amêndoas?

O processo para fazer a farinha de amêndoas consiste em branquear as amêndoas na água fervente e remover a sua pele (casca), após ela é triturada e peneirada até ficar com a consistência de uma farinha fina. Existe também uma farinha de amêndoas um pouco mais grossa que é feita moendo as amêndoas sem retirar a casca. Veja o passo-a-passo como fazer a farinha de amêndoas:

  1. Coloque 2 litros de água para ferver;
  2. Depois de fervida a água, apague o fogo e acrescente a quantidade de amêndoas que irá usar para fazer a farinha;
  3. Tampe a panela e deixe descansando por 15 minutos;
  4. Passados os 15 minutos, você conseguirá retirar a casca das amêndoas com muita facilidade, simplesmente apertando elas;
  5. Se quiser que elas fiquem sequinhas, leve-as ao forno em fogo baixo durante uns 10 minutos, ou seque ao sol;
  6. Retiradas as cascas, leve-as a um triturador ou liquidificador para triturá-las;
  7. Se preferir farinha fininha, use uma peneira para peneirá-las e triture novamente as mais grossas até atingir o ponto desejado;
  8. Após este processo a farinha estará pronta, note que ela não é fininha como a farinha branca;
  9. Se a suas amêndoas já estiverem sem casca, é só triturar e ela já estará pronta.

Valor nutricional da farinha de amêndoas

A cada 28 g de farinha de amêndoas nós temos:

  • Carboidratos: 5,6 g;
  • Fibra alimentar: 3 g;
  • Calorias: 163;
  • Gordura: 14,2 g (9 g são monoinsaturados);
  • Proteína: 6,1 gramas;
  • Vitamina E: 6,9 g (35% do IDR);
  • Cálcio: 60,5 mg (6% do IDR);
  • Cobre: 0,3 mg (16% do IDR);
  • Ferro: 1 mg (6% do IDR);
  • Folato: 8,4 mcg (2% do IDR);
  • Fósforo: 134 mg (13% do IDR);
  • Potássio: 192 mg (5% do IDR);
  • Magnésio: 77 mg (19% do IDR);
  • Manganês: 0,6 mg (31% do IDR).

Fonte: Nutritiondata

Uma das vantagens de se usar esta farinha é que ela aumenta a saciedade, fazendo com que você sinta menos vontade de comer a toda hora.

Artigo anteriorQuais os Benefícios do Chá de Canela?
Próximo artigoBabosa, benefícios e efeitos colaterais
Nutrição em Foco
Site com foco na alimentação saudável e correta. Artigos baseados em evidências científicas com as devidas fontes citadas. São analisados ainda relatos e depoimentos de médicos e nutricionistas, assim como pesquisas e estudos realizados por universidades e laboratórios ao redor do mundo e publicações científicas.