A princípio, a canela de velho ou Miconia Albicans, tem folhas em verde escuro em sua parte superior com uma textura parecida com a do couro e sua borda não é dentada, na parte de trás da folha temos uma coloração branca.

Suas flores são vermelhas como também pequeninas e possui frutos semelhantemente pequenos do tamanho de uma cabeça de palito de fósforo.

Normalmente já compramos as folhas da planta desidratada e pronta para fazer o chá, mas se você deseja plantá-la, assista a este vídeo que ensina como identificar a planta verdadeira.

É um arbusto que chega somente até 3 metros de altura quando é um planta já antiga. E ela é encontrada em praticamente todo o Brasil, na região Sul é onde ela é menos vista, somente no Paraná é que ela é encontrada.

Para que serve canela de velho?

Dor nas articulações.
Dores nas articulações.

A canela de velho serve para tratar problemas inflamatórios. Além disso, também tem propriedades analgésicas assim como antimicrobianas.

Esta planta é usada para tratar artrite, artrose, reumatismo como demais inflamações osteoarticulares. A parte usada da planta são as folhas que posteriormente são usadas para fazer o chá de canela de velho.

Ela tem substâncias bioativas como por exemplo flavonoides, triterpenos, ácido ursólico e ácido ursodesoxicólico.

Segundo estudos, ela é uma planta que contêm substâncias hepatoprotetoras, que atuam protegendo o fígado.

A planta tem uma característica particular de absorver mais alumínio do solo. Isto quer dizer que se a planta cresce em solo muito contaminado por alumínio, consequentemente, ela terá uma quantidade excessiva desse metal.

O alumínio de certa forma, é neurotóxico e seu consumo em excesso pode evoluir para o surgimento de doenças neurodegenerativas.

Dr. Vitor explica que existem vários metais que fazem parte do nosso organismo que consequentemente precisam estar em um grau equilibrado para nosso corpo estar bem.

Porém, o alumínio não faz parte do sistema natural do nosso corpo, ou seja, é preciso buscar plantas que você tem conhecimento de onde ela é plantada para ter certeza que a taxa deste metal está em nível aceitável para o consumo da canela de velho.

Quais os benefícios de canela de velho?

  • Combate a doença de Chagas;
  • Ajuda contra a Candidíase;
  • Alivia as dores (artrose, artrite, artrite reumatoide, hérnia de disco, bursite, dores nas costas);
  • Protege o fígado;
  • Purifica o sangue;
  • Recupera cartilagem óssea;
  • Trata inchaços;
  • Controla a glicemia;
  • Auxilia no tratamento de diabetes.

Ela combate a doença de Chagas

A doença de Chagas, transmitida pelo trypanosoma cruzi também conhecido barbeiro, foi testada com a canela de velho pela Universidade de Ribeirão Preto e foi verificado que ela reduz significativamente o desenvolvimento do trypanosoma cruzi, ajudando assim a diminuir a progressão da doença.

Ajuda contra a Candidíase

Foi testada pela Universidade de Franca em São Paulo e comprovado que a canela de velho também combate o fungo candida albicans que causa a candidíase. Fazer banho de assento em uma bacia com o chá forte da planta impedirá a progressão e eliminará os fungos.

Canela de velho alivia as dores?

Dor nas costas.
Dor nas costas.

A canela de velho acaba com vários tipos de dor, elimina a má circulação assim como dores nos ossos, musculares, nos nervos, dores de cabeça, combate até cólicas intestinais.

Ela também é muito boa para tratar inchaços e recupera cartilagem óssea desgastada. Também é ótima para quem tem problemas no fígado e no pâncreas. Isso porque a planta estimula o pâncreas a produzir insulina, o que também auxilia no tratamento de diabetes.

Daniel Forjaz, biólogo, especializado em fitoterapia clínica, explica neste vídeo que existem mais de 20 espécies desta planta, mas somente 2 demonstram benefícios segundo as pesquisas científicas realizadas. Neste artigo estamos tratando da (Miconia Albicans), e ela não é tóxica.

Daniel Forjaz, comenta ainda que a esta planta é usada como uma protetora do fígado bem como uma planta que purifica o sangue e também controla a glicemia.

A planta também é utilizada no tratamento da artrose, artrite bem como artrite reumatoide, hérnia de disco, bursite e demais dores na coluna.

Enfim, tudo que envolve ossos e articulações, a canela de velho é um poderoso medicamento natural para curar diversas doenças.

Chá de canela de velho

Muitas pessoas tem o hábito de comprar garrafas com o chá pronto em vendedores ambulantes, o que é uma prática perigosa, pois não há como saber com certeza se o conteúdo da garrafa é mesmo o chá da planta totalmente puro.

O indicado é que se prepare o seu próprio chá a partir das folhas, que podem ser compradas em lojas de produtos naturais. Vamos demostrar aqui uma maneira bem simples e correta de se preparar o chá de canela de velho:

  1. Coloque água para ferver na quantidade que irá consumir. Se for beber 1 xícara, coloque um pouquinho mais do que esta quantidade para ferver.;
  2. Coloque cerca de uma colher de sobremesa das folhas secas na xícara onde irá beber o chá;
  3. Quando a água já estiver fervendo, retire-a do fogo e coloque sobre as folhas que estão dentro da xícara, e aguarde cerca de 15 minutos com a xícara tampada (você pode usar o próprio pires para isto);
  4. Passados os 15 minutos, coe para retirar as folhas e já pode beber o chá.

Ao consumir, faça-o de maneira natural sem açúcar ou adoçantes para o melhor aproveitamento do chá, porém se não conseguir ingerir ele sem açúcar por causa do saber, pode colocar um pouco de mel ou açúcar mascavo, mas não use açúcar refinado.

Após o preparo, procure consumir o chá de imediato. Depois de 24 horas de preparado, ele não tem mais os mesmos efeitos da bebida ainda fresca.

ESCOLHA AQUI O SEU KIT PARA TRATAR AS DORES NAS ARTICULAÇÕES!

Canela de velho contra indicação?

Mulheres grávidas e lactantes não devem beber o chá de canela de velho. Crianças também não devem consumi-lo sem orientação médica.

Caso comece a sentir uma sensação e mal estar estomacal, pode ser sinal de que está exagerando no consumo da bebida. O ideal é verificar com um profissional de saúde a dose diária recomendada.

Pessoas que tem sensibilidade ou alergia ao ácido ursólico ou ácido oleanóico, também devem evitar o uso dela.

Artigo anteriorAdoçante. Qual é o melhor? E qual é o pior?
Próximo artigoCanela é um poderoso antioxidante
Nutrição em Foco
Site com foco na alimentação saudável e correta. Artigos baseados em evidências científicas com as devidas fontes citadas. São analisados ainda relatos e depoimentos de médicos e nutricionistas, assim como pesquisas e estudos realizados por universidades e laboratórios ao redor do mundo e publicações científicas.