O chá de alecrim é uma bebida rica em antioxidantes, antimicrobianos e anti-inflamatórios. Os antioxidantes são compostos que protegem seu corpo contra danos oxidativos e inflamação. Eles combatem os radicais livres em seu corpo.

O alecrim é muito utilizado como tempero para pratos como carne, frango, peixe e até ensopados. Ele tem um sabor único e é um pouco amargo dando um sabor especial aos alimentos.

Benefícios do chá de alecrim?

  • É rico em antioxidantes;
  • Ajuda a diminuir o açúcar no sangue;
  • Colabora com a saúde cerebral;
  • Podem melhorar seu humor e sua memória.

É rico em antioxidantes

A atividade antioxidante e anti-inflamatória do alecrim são atribuídas aos compostos polifenólicos (ácido rosmarínico e ácido carnósico).

Estudos realizados em 2007 e 2018, investigaram os efeitos do ácido rosmarínico e carnósico no câncer. Foi descoberto que estes ácidos podem ter propriedades antitumorais e até retardam o crescimento de células cancerígenas em casos de leucemia, câncer de mama e próstata.

Ajuda a diminuir o açúcar no sangue

Estudos demonstram que os compostos do chá de alecrim pode ajudar a diminuir o nível de açúcar no sangue, indicando que a planta pode ter aplicações para o gerenciar o alto nível de açúcar no sangue em diabéticos.

Também foi verificado que estes compostos aumentam a absorção da glicose em células musculares, diminuindo assim o nível de açúcar no sangue.

Colabora com a saúde cerebral

Os compostos do chá de alecrim podem proteger a saúde do cérebro, impedindo a morte de células cerebrais. Isto foi constatado através deste estudo realizado 2016. Ele também ajuda na recuperação de condições que podem levar a danos cerebrais, como um derrame por exemplo.

Há ainda estudos sugerindo que o alecrim ajuda a impedir os efeitos negativos do envelhecimento cerebral, tendo até um efeito protetor contra doenças neurodegenerativas como o Alzheimer por exemplo.

Podem melhorar seu humor e sua memória

Evidências científicas demostraram que beber os compostos presentes no chá de alecrim ou até mesmo a simples inalação deles pode ajudar a melhorar seu humor, reduzir a ansiedade, melhorar a concentração e a memória.

Quem não pode tomar chá de alecrim?

Via de regra, crianças menores de 5 anos, grávidas e lactantes devem evitar o uso de chás sem prescrição médica. Pessoas com doenças na vesícula ou no fígado, pressão alta, úlceras, doença de Crohn ou colite ulcerosa também deve evitá-lo.

Chá de alecrim para que serve?

Se tomado após a refeição, o chá de alecrim irá colaborar para uma melhor digestão, acelerando o processo, e se for tomado antes, ajuda a proteger a mucosa do estômago.

Como fazer chá de alecrim?

Após fervida a água coloque na xícara 1 colher de sobremesa do alecrim seco, mexa com uma colher, aguarde cerca de 5 minutos e coe para retirar as folhas. O processo é igual ao que fazemos com os chás de saquinhos vendidos em supermercados. Caso tenha disponibilidade e acesso direto à planta, utilize 1 colher de sopa do alecrim fresco, e deixe ferver na água por cerca de 10 minutos, após basta servir, esperar esfriar um pouco e beber.

Fontes deste artigo:

Artigo anteriorFrutas vermelhas “berries”
Próximo artigoOvo de codorna, benefícios e como prepará-lo
Nutrição em Foco
Site com foco na alimentação saudável e correta. Artigos baseados em evidências científicas com as devidas fontes citadas. São analisados ainda relatos e depoimentos de médicos e nutricionistas, assim como pesquisas e estudos realizados por universidades e laboratórios ao redor do mundo e publicações científicas.