A farinha de coco é muito popular no meio da dieta low carb, sendo citada em vários vídeos e receitas. Ela é rica em fibras, e tem poucos carboidratos. Ela possui mais carboidratos e menos gordura que a farinha de amêndoas. É mais rica em ácido fítico do que a farinha de amêndoas. E também acelera o metabolismo contribuindo para o aumento da queima de gordura. Ajuda também a diminuir os níveis de colesterol.

Possui proteínas, mas não contém glúten. Por isto é recomendada para pessoas com certas condições de saúde, como por exemplo quem sofre de alergia ao trigo, doença celíaca, ou sensibilidade não-celíaca ao glúten. A farinha de coco se mostra como uma alternativa ao trigo e as outras farinhas que contêm glúten.

O glúten é encontrado nos grãos, incluindo trigo, cevada e centeio, e é difícil decompô-lo durante a digestão. O glúten pode até desencadear uma resposta imune.

Pessoas com intolerância ao glúten podem ter sintomas como gases, cãibras, diarreia, além de danos ao intestino e má absorção dos nutrientes.

Benefícios da farinha de coco

Elimina vírus e bactérias

Por ser rica em ácido láurico, a farinha de coco pode combater certas infecções. Ao ser ingerido, o ácido láurico forma um composto conhecido por monolaurina. Esta Pesquisa realizada em 2011 mostrou que o ácido láurico e a monolaurina podem matar vírus, bactérias e fungos.

Estes compostos são eficazes contra infecções causadas por bactérias Staphylococcus aureus e levedura de Candida albicans. Esta última costuma causar uma doença bastante conhecida das mulheres, a candidíase. Vale ressaltar que estes resultados são laboratoriais e mais pesquisas em humanos se fazem necessárias para comprovar este benefício.

Valor nutricional da farinha de coco

  • Proteína: 6 g;
  • Fibra: 10 g;
  • Gordura: 4 g;
  • Açúcar: 6 g;
  • Carboidratos: 18 g;
  • Calorias: 120;
  • Ferro: 20% do IDR.

A farinha de coco oferece uma variedade de nutrientes e gorduras saudáveis. Ela também é muito rica em fibras, e fornece triglicerídeos de cadeia média (MCTs) e ferro à base de plantas. A tabela acima tem como referência cerca de 30 g de farinha de coco.

Artigo anteriorChá de hortelã é bom pra que?
Próximo artigoReceita Café com Leite Cremoso
Nutrição em Foco
Site com foco na alimentação saudável e correta. Artigos baseados em evidências científicas com as devidas fontes citadas. São analisados ainda relatos e depoimentos de médicos e nutricionistas, assim como pesquisas e estudos realizados por universidades e laboratórios ao redor do mundo e publicações científicas.