O sabor único que esta planta possui, ativa a fabricação de glândulas salivares em maior quantidade, ou seja, beneficia muito a digestão.

Em segundo lugar, ela age melhorando os processos intestinais como por exemplo a flatulência. É recomendado uma xícara de chá de hortelã diariamente, logo após a refeição.

Também comentam que ele alivia gripes e resfriados e ao invés de tomar medicamentos, às vezes, um simples chá de hortelã pode resolver este problema.

Isso é graças ao mentol, substância presente na planta, que tem ação descongestionante como também expectorante.

O chá de hortelã ajuda a soltar o muco, o catarro dos pulmões e consequentemente, alivia a tosse. Aliás, ela é eficaz para combater a tosse seca bem como a dor de garganta por conter propriedades anti-inflamatórias.

O chá de hortelã também é excelente para a saúde bucal, combatendo bactérias que formam as cáries que consequentemente, deixam o indivíduo com mau hálito. Ela também previne e combate inflamações bucais e na garganta como por exemplo:

  • Gengivite;
  • Amigdalite;
  • Laringite;
  • Aftas.

A planta tem ação antibacteriana e anti-inflamatória de tal forma que combate infecções nas gengivas, nos dentes, bem como elimina o mau hálito e ajuda a prevenir cáries.

Dr. Dayan Siebra informa neste vídeo que o chá de hortelã além de delicioso, pode ser usado tranquilamente devido as suas propriedades medicinais:

Benefícios do chá de hortelã

Como fazer chá de hortelã?

Coloque a água para ferver e quando estiver no ponto de fervura, apague o fogo e adicione as folhas de hortelã previamente lavadas no recipiente onde ferveu a água e deixe tampado por 10 minutos para que a infusão seja feita. Passado este tempo coe e beba.

Artigo anteriorBenefícios do Limão
Próximo artigoFarinha de coco
Nutrição em Foco
Site com foco na alimentação saudável e correta. Artigos baseados em evidências científicas com as devidas fontes citadas. São analisados ainda relatos e depoimentos de médicos e nutricionistas, assim como pesquisas e estudos realizados por universidades e laboratórios ao redor do mundo e publicações científicas.