A Batata doce é uma hortaliça feculenta, também chamada de tubérculo, da variedade botânica Ipomoea Batatas Lam e da família Convolvulaceae, segundo a cartilha do Programa Brasileiro para a Modernização da Agricultura.

Ela é fácil de encontrar e pode ser produzida o ano todo quando se tem um clima quente e úmido.

Os maiores produtores mundiais são: China, Japão, Brasil e Estados Unidos. Além do Brasil, Cuba, Estados Unidos, Argentina, Jamaica, Porto Rico e Venezuela também são grandes produtores de batata nas Américas.

Há mais de uma variedade dela sendo cultivadas no Brasil, porém as mais comuns são a roxa e a branca. Os maiores estados produtores são Minas Gerais e São Paulo, segundo a HF Brasil, unidade de pesquisa da USP.

Os europeus levaram a batata doce das Américas para suas terras e de lá para Ásia, África, Índia e Indonésia e hoje é cultivada praticamente em todo o mundo.

Batata doce e seus nutrientes

Seu consumo aumentou significativamente nos últimos anos principalmente devido ao uso para emagrecer ou para quem pratica alguma atividade física e não somente por isso, mas também por ser considerada um alimento saudável.

Esse fato ocorre principalmente pela presença de vários componentes, tais como fibras; vitamina A; vitamina C e antocianinas.

Informações nutricionais da batata doce crua (100 g)

  • Calorias: 118;
  • Carboidratos: 28,2 g;
  • Cobre: 0,11 mg;
  • Cálcio: 21 mg;
  • Ferro: 0,4 mg;
  • Fibra alimentar: 2,6 g;
  • Fósforo: 36 mg;
  • Lipídeos: 0,1 g;
  • Magnésio: 17 mg;
  • Manganês: 0,18 mg;
  • Piridoxina: 0,1 mg;
  • Potássio: 340 mg;
  • Proteína: 1,3 g;
  • Sódio: 9 mg;
  • Tiamina: 0,06 mg;
  • Vitamina C: 16,5 mg;
  • Zinco: 0,2 mg.

Fonte: Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA – UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl.. — Campinas: NEPA- UNICAMP, 2011.

Benefícios da batata doce

Existem motivos de sobra para incluir esta hortaliça na alimentação diária, aproveitar os benefícios que ela oferece.

Ela é rica em fibras, ferro e magnésio e essas são apenas algumas vantagens que ela oferece.

Antes de mais nada, é importante lembrar que quem procura um aliado para reforçar o sistema imunológico, saiba que a batata doce atende a esse requisito.

Além disso, mulheres que buscam manter uma alimentação equilibrada na gravidez, podem contar com ela devido à proteína e vitaminas disponíveis, além da versatilidade para o preparo.

Conforme informa o Dr. Dayan Siebra, no vídeo abaixo, a batata doce é um dos alimentos mais nutritivos e versáteis, além de rica também em ômega 3, vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina E e vitamina K.

Vela lembrar que as vitaminas do complexo B são responsáveis pela síntese de proteínas, lipídeos e da energia em geral, sendo muito útil seu consumo diário.

O betacaroteno presente nela reduz o risco de doenças crônicas como o câncer, doenças degenerativas, cardiovasculares e, sobretudo, cegueira e catarata.

A antocianina presente nela é um anti-inflamatório, útil principalmente para a pele. Além disso, a vitaminas A e a vitamina E são antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres, que também afetam negativamente a pele.

Ganho de massa muscular

A batata doce é rica em carboidratos, que ajuda no ganho de massa muscular, certamente pelos carboidratos de absorção lenta, além de conter fibras e potássio.

As fibras controlam o apetite e o potássio é utilizado na construção muscular.

Batata doce emagrece?

Grande fonte de fibra alimentar, a ela também ajuda a diminuir a gordura abdominal. Com isso, diminui os picos de insulina no sangue e, portanto, o acúmulo de gordura, auxiliando na perda de peso. É sugerido que a ela seja ingerida em saladas ou purê, pois assim, oferece maior saciedade.

Batata doce é antioxidante?

A vitamina A é importante para manter as membranas do corpo e juntamente com o betacaroteno, ajuda na proteção contra doenças.

A propósito, a batata roxa é a que detém maior quantidade de antocianinas, que possuem ação antioxidante. Devido ao sabor e aroma, a batata-roxa tem maior popularidade, sendo consumida em maior escala.

Protege a pele

Sendo rica em vitaminas, ela contribui para a proteção da pele dos efeitos do sol e estimula a produção de colágeno, assim também como a antocianina funciona como anti-inflamatório.

Regula os níveis de açúcar

Ajuda no controle do diabetes, regulando o nível de açúcar no sangue, devido à presença dos carboidratos de qualidade.

Protege contra o câncer de colo do útero

Os nutrientes presentes na batata doce, contribuem para a diminuição do risco de câncer. Segundo estudos do Departamento de Nutrição e Saúde da universidade de Harvard, o betacaroteno presente na batata doce é um grande aliado para as mulheres. Também contribui para a diminuição do risco de câncer de mana e de ovários.

Ajuda o coração

a presença de vitamina B6 é fundamental para reduzir a quantidade de substâncias que causa o entupimento das veias.

A propósito, o potássio proveniente dela reduz a pressão arterial e auxilia nos batimentos cardíacos, pois ele ajuda a excretar o excesso do sódio, fator de aumento da pressão arterial.

Ela está relacionada com a perda de gordura abdominal, que favorece o surgimento de problemas cardiovasculares.

Controla o stress

Ela é uma aliada contra o stress devido ao magnésio. Com efeito, ele também é importante para a saúde dos ossos, músculos e nervos.

Batata doce engorda?

Com tantas pessoas a utilizando para ganhar massa, será que ela engorda?

Patrícia Leite, nutricionista, informa neste vídeo que ela é uma ótima opção para quem treina, pois é fonte de energia para as atividades. Para isso, deve ser consumida no pré-treino.

Ao longo do treino, os carboidratos são transformados em energia lentamente, garantindo pique para concluir todos os exercícios.

Como ela também tem proteínas, repõe a quantidade utilizada nos exercícios. Porém, o consumo em excesso pode ter o efeito contrário. Consumir 300 g de batata doce, por exemplo, pode levar ao ganho de peso.

O ideal é adicionar a quantidade certa na alimentação e evitar os excessos, para quem deseja emagrecer, e sobretudo, deve ser ingerida com alimentos com proteínas, como ovo ou peixe.

Receitas com batata doce

Fazer chips e frita-las são, às vezes, as primeiras ideias para quem deseja acrescentá-la na dieta, mas os médicos alertam para fazer assada no lugar de frita-la e assim não incluir gorduras na alimentação.

Se você quiser muito frita-las, não use óleos vegetais (soja, girassol, canola, entre outros) use o óleo de coco ou mesmo a banha de porco.

Ela pode ser consumida também em forma de purê e temperada com um pouco de azeite, sal e orégano, comenta a nutricionista Patrícia Leite.

Além disso, é interessante que o purê seja feito, parte com batata-doce e parte com couve-flor, por exemplo; pois tornará menor a quantidade de carboidratos.

Outra dica é acrescentar ao purê, para quem deseja ganhar massa muscular, um pouco de Whey Protein, sem sabor, que segundo a nutricionista, garante um auxílio maior para quem treina.

Aliada a carne moída ou frango, a batata pode ser substituta das farinhas em quiches, tortas e até na coxinha.

Até mesmo o suco, dela cozida, é muito nutritivo e saudável e pode ser feito com a casca.

Batata doce e a diabetes

O diabetes é visto por muitas pessoas como um impedimento para as pessoas ingerirem certos alimentos, entre eles a batata-doce. O consumo dela por diabéticos é possível e saudável, mas deve ser regrado e seu médico deve autorizar.

Embora a digestão dos carboidratos seja mais lenta, e ela tenha baixo índice glicêmico, ou seja, a batata-doce não causa altos picos de glicemia, deve-se evitar o consumo de grandes quantidades e exageros alimentares.

A nutricionista orienta ainda que ela pode substituir o arroz e macarrão e que a quantidade deve ser observada com cuidado.

Nutrientes da batata doce e da batata comum (cozida)

A batata doce tem menos calorias, mais vitaminas e minerais. Veja a tabela nutricional abaixo para uma porção de 100 g:

Batata ComunBatata Doce
Cálcio10 mg38 mg
Calorias9290
Carboidratos21 g21 g
Gordura0,15 g0,15 g
Fibra2,1 g3,3 g
Magnésio27 mg27 mg
Potássio544 mg475 mg
Proteina2 g2 g
Vitamina A0,1% do IDR107% do IDR
Vitamina B6211 mg286 mg
Vitamina C12,6 mg19,6 mg
Tabela nutricional da batata doce

Fonte: FoodData Central

Artigo anteriorDieta cetogênica é muito pobre em carboidratos
Próximo artigoLentilha e saúde: Propriedades e benefícios
Nutrição em Foco
Site com foco na alimentação saudável e correta. Artigos baseados em evidências científicas com as devidas fontes citadas. São analisados ainda relatos e depoimentos de médicos e nutricionistas, assim como pesquisas e estudos realizados por universidades e laboratórios ao redor do mundo e publicações científicas.