O vinagre de maçã, é muito aclamado por seus benefícios à saúde. Ele possui propriedades antifúngicas, anti-bactericidas, diuréticas entre muitas outras. Além de ser usado como tempero e remédio natural, também serve para limpeza da casa e outros curiosos usos. Conheça agora os diferentes usos para o vinagre de maçã.

Como é feito o vinagre de maçã?

Primeiramente os pedaços de maçã são expostas ao fermento, onde o açúcar é fermentado e transformado em álcool. Após isto, bactérias são adicionadas para fermentar ainda mais o álcool, transformando-o em ácido acético, ele é que é o principal composto ativo do vinagre de maçã. Este ácido dá ao vinagre de maçã seu forte cheiro e sabor peculiar.

Vinagre de maçã orgânico

O vinagre de maçã orgânico não é filtrado e contém uma substância chamada de “madre” ou mãe, que nada mais são do que proteínas, bactérias e enzimas. Muitos apontam a mãe como a responsável pelos benefícios do vinagre de maçã orgânico, porém ainda não há evidências científicas suficientes que suportem tais benefícios.

Vinagre de maçã para que serve?

O vinagre de maçã tem sido muito procurado atualmente, mas os seus benefícios são conhecidos de longa data e até mesmo o filósofo Hipócrates já utilizava esta substância para limpar feridas e fazer assepsia da pele. Aliás, ele também era usado para esterilizar utensílios.

Ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue

O vinagre de maçã melhora a sensibilização das células do nosso organismo a insulina e principalmente, diminui a quantidade de glicose na corrente sanguínea. Seu consumo é ideal para pré-diabéticos como também diabéticos. Isso porque parece que o vinagre de maçã melhora a sensibilidade à insulina e melhora a diminuição da lipogênese que é a síntese de gordura.

Estudos realizados demonstram que o vinagre de maçã pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue e controlar o diabetes do tipo 2. Esta pesquisa realizada em 2004 informou que o vinagre pode melhorar a sensibilidade à insulina em torno de 19 a 34% durante uma refeição rica em carboidratos e diminuir significativamente a glicemia e a resposta à insulina.

Este estudo de 2016 e este outro de 2017 mostraram que o vinagre pode melhorar a função da insulina e diminuir os níveis de açúcar no sangue, principalmente após as refeições. Outro estudo apontou que consumir 2 colheres de sopa de vinagre de maçã antes de dormir reduz o açúcar no sangue em 4% na manhã seguinte.

Mas é muito importante salientar que você não comece a tomá-lo indiscriminadamente, principalmente se faz uso de medicamentos para baixar o açúcar no sangue.

Vinagre de maçã emagrece

Vinagre de maçã emagrece.
Vinagre de maçã emagrece.

O vinagre de maçã emagrece, pois beneficia na perda de peso e na perda da circunferência abdominal. Isso porque quanto menos glicose no sangue, você terá menos carboidratos e consequentemente, menos gordura acumulada na barriga. Veja os estudos realizados a cerca deste assunto logo abaixo:

Este estudo de 2005 mostrou que quando o vinagre de maçã é consumido junto de uma refeição com carboidratos, ele proporciona a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa ingira pelo menos 200 calorias a menos durante o resto do dia.

O dr. Gabriel Azzini cita no vídeo abaixo, esclarecimentos sobre um dos melhores estudos feitos sobre o vinagre de maçã que foi realizado no Japão. O estudo dividiu 3 classes de pessoas obesas:

  • Um grupo que tomava meio litro de água adicionando 1 colher de sopa de vinagre de maçã diariamente;
  • Outro grupo que consequentemente também tomava 500 ml de água, porém, com 2 colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • E por fim o grupo que tomava a mesma quantidade de água, entretanto, tomava 1 colher de sopa de ácido lático a fim de imitar o gosto do vinagre de maçã sem o ácido acético, que faz parte da composição da substância.

Essas pessoas não foram orientadas a fazer dietas ou atividades físicas. Logo após 1 semana, apresentaram:

  • Perda de cerca de 1,2 quilos o grupo que tomou 1 colher de sopa de vinagre de maçã;
  • Perda em torno de 1,7 quilos o grupo que consumiu 2 colheres de sopa do vinagre de maçã.

Também foi notado que esses dois grupos mostraram diminuição no nível de glicose no sangue como também baixou o nível de triglicerídeos. Isso ocorreu porque foi diminuído o pico de glicemia no organismo.

Já no fígado, isso estimulava o processo de AMPK, que ao invés de produzir triglicerídeos, pelo contrário, fazia a queima dos triglicerídeos.

Diante dos estudos apresentados concluímos que o vinagre de maçã pode aumentar a sensação de saciedade e com isto nos ajuda a comer menos calorias, o que consequentemente nos leva à perda de peso e a redução dos níveis de insulina e açúcar no sangue.

Contra bactérias

Este vinagre mata agentes patógenos maléficos para nosso organismo. Por seu efeito anti bactericida, você pode inclusive deixar frutas e verduras de molho em água e vinagre para matar bactérias nocivas. Ele também é utilizado para limpar e desinfetar, tratar fungos nas unhas, matar piolhos, acabar com verrugas e até infecções de ouvido. Vamos ver o que a ciência diz a respeito:

Se o vinagre for usado como conservante de alimentos, ele consegue inibir bactérias como por exemplo a Escherichia coli de crescer e estragar os alimentos, conforme é demonstrado neste estudo de 2018.

E devido também às suas propriedades antibacterianas, ele é muito utilizado na limpeza de várias maneiras, como por exemplo:

  • Para limpar a sua escova de dentes;
  • Use para lavar a louça;
  • Para limpar dentaduras;
  • Lavar frutas e legumes.

Vinagre de maçã na alimentação

Usado para fazer o molho vinagrete

Vinagrete ou molho à campanha.
Vinagrete ou molho à campanha.

O vinagrete, também é conhecido como molho vinagrete ou molho à campanha, dependendo da região do Brasil em que você esteja. Ele é muito usado como acompanhamento em diversos tipos pratos e até mesmo saladas, principalmente durante o churrasco. Apesar de parecer a mesma coisa, aos olhos da culinária eles não são.

O vinagrete original que é derivado da culinária francesa (em francês é conhecido por “vinaigrette”) é preparado com os seguintes ingredientes picados em cubinhos: tomate, pimentão verde e cebola e são deixados marinando por cerca de meia hora em uma mistura de azeite, sal e vinagre.

Já o molho à campanha é feito com o tomate, cebola e pimentão e é servido marinado no vinagre e óleo. Para dar mais cor e sabor, você pode usar os pimentões verde, vermelho e amarelo, a ainda quem acrescente, azeitonas, salsinha e até coentro, mas daí fica ao gosto de cada um. Se você adicionar salsinha, já estará consumindo vitamina C e antioxidantes à sua refeição.

Vinagre de maçã como usar?

A maneira mais indicada para introduzi-lo em sua alimentação é usando-o em suas refeições como em molhos para salada por exemplo. A quem o consuma como uma bebida durante as refeições, porém é necessário se acostumar com o sabor. A dosagem varia de 5 até 30 ml de vinagre de maçã diluído em um copo com cerca de 300 ml de água. Você pode começar com uma dosagem baixa e ir aumentando conforme achar necessário.

Dosagens recomendadas

As dosagens são diferentes de acordo com a finalidade de seu uso, abaixo daremos alguns exemplos de suas dosagens para o consumo de acordo com o benefício esperado, mas lembre-se de sempre consultar o seu médico antes de introduzir novas substâncias em sua alimentação,principalmente se você faz uso de medicamentos.

Para reduzir o açúcar no sangue

Conforme demonstrado mais acima neste artigo o consumo de vinagre de maçã antes das refeições reduz significativamente os níveis de açúcar no sangue, principalmente em uma refeição rica em carboidratos. Para este fim, deve ser utilizado 4 colheres de chá (cerca de 20 ml) diluídas em água cerca de 30 minutos antes da refeição. Conforme sugere este estudo de 2005 e este outro de 2017.

Para a perda de peso

Como já foi dito, o vinagre de maçã ajuda a perder peso, pois aumenta a sensação de saciedade e assim acaba reduzindo a quantidade de alimentos ingeridos ao longo do dia. Um estudo de 2009 demonstrou que para auxiliar na perda de peso dese ser usada a dosagem de 2 colheres de sopa de vinagre de maçã na salada ou diluído em água diariamente durante 3 meses. Isto trouxe uma perda de peso de 1,2 a 1,7 kg em adultos com sobrepeso.

Para Síndrome do Ovário Policístico

Um estudo realizado em 2013 pelo período de 3 meses em mulheres com a síndrome do ovário policístico descobriu que 1 colher de sopa (cerca de 15 ml) de vinagre de maçã diluídos em 100 ml de água logo após o jantar melhora os níveis hormonais. Obviamente mais pesquisas são necessárias para suportar esta afirmação.

Cuidado com a superdosagem

Tome cuidado com a dosagem, pois o excesso de vinagre de maçã pode causar erosão do esmalte dos dentes, principalmente se não for diluído em água, pois ele é bastante ácido. Além disto grandes quantidades diárias (cerca de 200 ml ou mais) durante anos, pode ser perigoso e acarretar em baixos níveis de potássio no sangue e até mesmo osteoporose, conforme demonstrou este estudo de 1998.

Vinagre e bicarbonato

Apesar dos benefícios do vinagre de maçã para a nossa saúde, ele também é muito utilizado na limpeza das residências, principalmente se associado ao bicarbonato de sódio. Isso porque eles podem potencializar a sua limpeza doméstica. Saiba que vinagre e bicarbonato são bons para a saúde da sua casa.

A dupla da limpeza vinagre e bicarbonato já fazem maravilhas, e ficam ainda melhor se combinados com o limão, certamente eles conseguem até remover manchas. Servem principalmente para limpar banheiros e pias pois retiram mofos com muita eficácia.

Outra versatilidade dessa mistura é seu efeito desengordurante, sendo o preferido da limpeza pesada da cozinha.

Curiosidade sobre a maçã

A maçã está presente em vários momentos da história, desde a bíblia até na mitologia. Ela foi considerada o fruto proibido, no jardim do Éden onde foi comida por Eva e oferecida a Adão por ela, e por conta disto ambos foram banidos do paraíso.

Na mitologia os Deuses tinham que comer a maçã dourada, para se tornarem imortais.

No marketing, empresas usam a maçã em seus logotipos, pois dizem que atrai clientes e cada representação desta fruta, desde a cor até ela mordida tem um significado diferente como é explicado no arquétipo da maçã, que é explicado pela psicologia.

Artigo anteriorFarinha Low Carb, faz receitas mais saudáveis
Próximo artigoVitamina K: Boa para o coração, memória e ossos
Nutrição em Foco
Site com foco na alimentação saudável e correta. Artigos baseados em evidências científicas com as devidas fontes citadas. São analisados ainda relatos e depoimentos de médicos e nutricionistas, assim como pesquisas e estudos realizados por universidades e laboratórios ao redor do mundo e publicações científicas.