Você já conhece o probiótico kefir? Com tantas opções de alimentos que oferecem saúde, corpo sarado e melhora no humor, é até difícil escolher qual melhor se adapta ao seu metabolismo.

Mas aqui temos uma opção bem curiosa e que não vem pronta, você tem que cultivar. Quer saber mais? Continue lendo.

O que é o kefir?

Ele é um probiótico, alimento fermentado rico em bactérias boas e leveduras com por exemplo as que são usadas em cerveja. Ele é feito a partir de qualquer tipo de leite e também de água. O seu formato é bem parecido com uma couve-flor e seus nódulos tem aspecto de gelatina e sua matriz é chamada de kefiran.

Ele existe há milhares de anos e venho da região Cáucaso que seria entre a Ásia ocidental e Europa oriental, entre o mar Cáspio e o mar Negro. Hoje em dia esta região se chama Transcaucásia e Ciscaucásia. Os muçulmanos o chamavam de “os grãos do profeta Mahona”.

Os grãos de kefir de leite tem aparência enrugada e os de água com adição de açúcar mascavo por exemplo, são gelatinosos e amarelos. Nos Estados Unidos já existem iogurtes a base de kefir mas aqui no Brasil, ainda são poucas as opções. Ele não é produzido como o iogurte.

Primeiramente porque é uma colônia de bactérias, chamada de grãos que com o tempo vão crescendo cada vez mais. Tanto que pessoas acabam por doar kefirs de tanto que crescem.

Já o iogurte vai precisar de outros ingredientes para fazer como também aquecer no fogo, coisa que não serve no processo do kefir.

E além disso, após tomar o iogurte, não tem como fazer mais, você vai ter que comprá-lo novamente, já no caso do kefir é diferente, pois os grãos continuam crescendo, e sempre estão em produção. Ele tem o dobro de bactérias do iogurte e além disso, tem leveduras.

O probiótico age colonizando nossa flora intestinal, que são as bactérias protetoras do nosso intestino e mesmo que você pare de consumir o alimento, ele fica agindo por um bom tempo, pois as bactérias ainda estarão lá agindo em benefício da sua saúde.

Já o iogurte também produz bactérias saudáveis para saúde do seu intestino mas, se parar de tomar iogurte, acabou. As bactérias só permanecem vivas e trabalhando até passar pelo trato intestinal.

Tipos de Kefir?

Atualmente eles são de dois tipos: O de água e o de leite. Ambos tem particularidades diferentes em sua produção. Depende da forma em que as colônias de bactérias se colonizam.

As mais comuns por exemplo são as bactérias lactobacillus brevis, lactobacillus acidophilus, streptococcus thermophilus como também a levedura kluyveromyces marxianus. As microfloras são semelhantes porém, são adaptadas para diferentes necessidades.

Kefir de água

Como descrito anteriormente, ele é uma bebida fermentada, produzida através dos grãos de kefir, conhecidos também como plantas de iogurte ou cogumelos tibetanos. O nome significa bem viver ou bem-estar.

Os grãos cultivados em água, geralmente são pequenos, de cor caramelo, isso vai depender do açúcar utilizado na produção e sua aparência é de microcristais.

Se eles forem cultivados da maneira correta, fica com uma sensação levemente efervescente e ácida, o que lembra por exemplo cana de açúcar ou ou refrigerante de guaraná sem gás.

Obrigatoriamente, os grãos devem ser cultivados com açúcar como descrito anteriormente dos tipos refinado, orgânico ou mascavo.

As bactérias dele metabolizam o açúcar transformando-o em um conjunto de microrganismos benéficos com vitaminas, enzimas e aminoácidos.

Ele possui uma pequena quantidade de álcool por ser fermentado. Cerca de 0,5% a 0,75%, isso dependendo do tempo de fermentação. Outro detalhe importante é que deve ser produzido em água filtrada ou mineral.

O kefir de água tem ausência de bactérias acéticas enquanto o de leite tem muito mais lactobacilos e organismos vivos, ou seja o de leite é o mais saudável para consumo, inclusive por pessoas que tem intolerância à lactose.

Benefícios do kefir de água

Ele é saboroso, saudável e tem somente 34 calorias a cada 100 gramas e além disso tem inúmeros benefícios para saúde como por exemplo:

  • Regulariza o funcionamento do intestino melhorando o trânsito intestinal e a saúde das bactérias intestinais;
  • As bactérias lactobacillus kefiri, inibem o crescimento das bactérias ruins e ajudam os microrganismos a colonizarem o aparelho digestivo, melhorando a absorção e digestão de alimentos e micronutrientes, reduzindo e evitando a inflamação;
  • Ele também previne e elimina síndrome do colo irritável, flatulência excessiva, diarreia, constipação, náuseas como também dores abdominais;
  • Auxilia ativamente na redução de peso por seus nutrientes e baixa caloria.

Kefir de leite

O kefir de leite tem proteínas e minerais como por exemplo, magnésio, fósforo e cálcio e além disso tem alto teor de vitaminas do complexo B e vitamina D, proteínas, hidratos de carbono e lipídios. Esse alimento pode ter até 99% menos lactose que um copo de leite.

Benefícios de kefir de leite

O lactobacillus kefir tem ação antibiótica que mata bactérias do “mal” como por exemplo a salmonela.

Previne o câncer

O kefir de leite evita o crescimento das células cancerígenas em nosso organismo.

Saúde para aparelho digestivo

Os probióticos presentes nele diminuem e eliminam problemas como prisão de ventre e diarreia. Além disso, ele pode ser consumido por pessoas que sofrem de gastrite, refluxo como também úlcera estomacal.

Intolerância a lactose

As leveduras e bactérias presentes no kefir consumem a lactose do leite, ou seja ele pode ser consumido por pessoas com intolerância a lactose.

Ajuda na reeducação alimentar

Ele ainda traz uma sensação de saciedade para o estômago, fazendo com que a fome venha só mais tarde, reeducando nossa rotina alimentar.

Este alimento diferenciado, isso porque regenera a flora bacteriana do nosso organismo, ajudando na metabolização das gorduras, acelerando esse processo, promovendo o emagrecimento saudável.

Também aumenta os fluídos corporais e ajuda a depurar toxinas e gorduras.

Proporciona fortalecimento para o corpo

O kefir de leite é rico em cálcio, mineral que protege os ossos como também traz mais força para os músculos.

É o alimento perfeito para consumir antes e depois dos treinos. Por ser rico em proteínas, esse probiótico também potencializa a absorção de glicose, ajudando no rendimento dos treinos físicos.

Sem essas bactérias boas estaríamos mais suscetíveis a infecções pois elas ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Ele possui propriedades benéficas para fortalecer o sistema imunológico evitando várias doenças, entre elas alergias e candidíases.

O kefir de leite não pode ser misturado ao de água pois são substâncias com propriedades diferentes.

Saúde para o fígado

Ele controla a produção de bílis, função exclusiva do fígado como também previne a hepatite.

Previne problemas intestinais

As leveduras, lactobacilo e bactérias presentes no kefir, amenizam as crises de colite e problemas no cólon.

Bom para articulação

Ele também é um aliado na prevenção de problemas articulares e principalmente ósseos, por conter cálcio. Entre essas doenças estão a osteopenia, reumatismo e osteoporose.

Ajuda no trato de problemas respiratórios

Ele tem ainda propriedades medicinais que previnem e eliminam problemas respiratórios como por exemplo tuberculose, asma, bronquite.

Contribui nos problemas emocionais

Ele possui o triptofano que estimula o cérebro a produzir endorfina e serotoninas, que são substâncias importantes para combater a ansiedade e depressão.

Contribui para a sua beleza

Dizem ainda que ele mantém e potencializa a saúde dos cabelos, pele e unhas.

Auxilia o sistema circulatório

Este probiótico estimula o bom funcionamento do coração, equilibra a pressão arterial e principalmente combate o colesterol ruim.

Como consumir Kefir?

  • Para seu corpo aproveitar quase 100% dos benefícios, ele deve ser tomado em jejum;
  • Para usar o alimento como remédio natural, tome um copo em jejum ou também no período da manhã;
  • No caso de tomá-lo somente como complemento em um tratamento, tome de 1 a 3 copos ao dia;
  • A quantidade recomendada do probiótico é de até 1 litro por dia, isso vai depender para qual finalidade você precisa.

Como fazer o Kefir?

O indicado é que tenha a sua própria cultura produzindo sempre. Assista ao vídeo abaixo para aprender a fazer o Kefir de leite:

Kefir de leite. Manual do iniciante.

E neste vídeo abaixo, aprenda como fazer kefir de água:

Como fazer a primeira e a segunda fermentação!
Artigo anteriorSpirulina é rica em proteínas e faz bem
Próximo artigoAveia, o cereal aliado da saúde
Nutrição em Foco
Site com foco na alimentação saudável e correta. Artigos baseados em evidências científicas com as devidas fontes citadas. São analisados ainda relatos e depoimentos de médicos e nutricionistas, assim como pesquisas e estudos realizados por universidades e laboratórios ao redor do mundo e publicações científicas.